Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15/04/2018

# Dica de Leitura # 144

Título: As eleições de Aninha
Autores: G.L. Aires e S.S. Aires
Número de páginas: 24
Ano: 2016
Editora: Geek Beaver

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Aninha é uma menina muito inteligente que mora em um bairro bem simples junto de seus pais. Todos os dias ela e a mãe andam quilômetros para buscar água potável e ir à escola.

Percebendo as precárias condições de vida, pede à mãe que se mudem para um bairro que lhes ofereça, ao menos, as necessidades básicas. A mãe, com pesar, lhe explica que, no momento, a situação financeira da família não lhes permite isso.

Certo dia, Aninha se depara com trabalhadores construindo pontes, fazendo túneis e buracos nas proximidades de sua casa. Curiosa, ao perguntar para sua mãe o porquê de todas aquelas mudanças, ela tem uma grata surpresa ao descobrir que o novo prefeito está investindo em melhorias locais, coisa que o anterior havia deixado a desejar.



O livro aborda de maneira lúdica o valor da democracia e a importância da cidadania. Assim, a criança vai crescer consciente de sua responsabilidade, seguindo os bons exemplos.

A diagramação do livro está muito fofa, semelhante a um caderninho, além de possuir ilustrações belíssimas!



As eleições de Aninha tem uma linguagem simples e traz uma ideia totalmente nova dentro da literatura infantil de que a escolha certa, feita através do voto, é o que definirá o futuro da nação.

CLASSIFICAÇÃO: 


ÓTIMO!


41 comentários :

  1. Oi, Milena. Olha,não conhecia o livro e já estou muito interessada nele, acho que é o tipo de livro que poderia ser abordado nas escolas. Gostei muito de conhecer o livro e de ver a sua opinião com a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bea!
      Com certeza, é uma excelente dica para trabalhar nas escolas.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá.

    Adorei a resenha.
    parece um livro muito importante para apresentarmos às nossas crianças, principalmente em tempos em que a democracia anda sofrendo grandes abalos.

    abraços
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Pedro!
      Espero que possa indicar essa obra maravilhosa!

      Excluir
  3. Oi Milena, que livro fofo, é exatamente o tipo de leitura que faço com meu filho de 10 anos. Dica anotada, com certeza, pois não tem nada melhor que unir o útil ao agradável que é incentivar a leitura e ainda, aprender uma bela lição. Parabéns por tua dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Viviane!
      Espero que vocês dois aproveitem a leitura!
      Beijos!

      Excluir
  4. Meu Deus, a personagem é negra! Eu vivo procurando livros com personagens negras pra presentear minha irmã. Acho isso importante demais porque sem duvida alguma, representatividade na infância é um diferencial. Já anotei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza, Day!
      E além disso, ainda traz uma bela lição!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Eu não conhecia essa editora, mas adorei esse livrinho. Que projeto gráfico lindo e com um enredo bem importante a ser tratado nos dias de hoje.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Camila!
      A editora capricha nas edições e as lições que os livros trazem são belíssimas!

      Excluir
  6. Livro muito importante, ainda mais nos tempos atuais onde é preciso que todos tenham consciência de seus deveres e obrigações. Acho legal que a criança já comece a entender a importância de um política bem feita, voltada para o bem do povo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Rose!
      As crianças são o futuro da nação e é importante que saibam desde cedo a trilhar o caminho do bem.

      Excluir
  7. Oi, Karini!
    Imagina, sou eu que agradeço pela visita aqui no blog. Espero que possa indicar para sua filha e que vocês aproveitem a leitura!

    ResponderExcluir
  8. Olá Milena, como vai? Tenho certeza que esse livro seria muito bem utilizado nas escolas, principalmente, com as crianças e adolescentes para aprenderem desde cedo seu deveres e obrigações.
    Ótima dica de livro Milena, parabéns!

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Espero que tenha a oportunidade de ler essa obra tão linda!
      Beijos

      Excluir
  9. E essa ilustração fofa? Que trabalho gráfico lindo. Sem dúvidas me interessei pela leitura e pretendo comprar para os meus pequenos aqui em casa.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Clayci!
      Fico feliz. Depois me conta o que achou. Boa leitura!

      Excluir
  10. parece ser um livro bastante educativo
    amei as ilustrações

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Nossa, que genial! Eu nunca tinha visto um livro infantil falar da importância de exercer a política e, olha, que amor! Adorei, aliás, que o livro tem muito a ver com o contexto social atual e com as pautas reais. Amei demais! O projeto editorial parece muito fofo, também, e muito intuitivo. Adorei a dica! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Obrigada!
      Com toda certeza o livro tem tudo a ver com nossa realidade atual.
      Espero que goste tanto quanto eu!

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas parece uma ótima opção para os pais lerem com seus filhos pequenos ou para os professores trabalharem com seus alunos na escola. É importante ensinar as crianças sobre essas questões relevantes da sociedade para que eles já cresçam tendo mais consciência.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida! Esse livro é fundamental tanto para a família quanto para a escola, para que ambas proporcionem a melhoria da formação de nossos pequenos cidadãos.

      Excluir
  13. Que livro fofinho! É bem bacana trazer temas políticos acessiveis para crianças, são questoes relevantes e que agregam para o desenvolvimento delas! Muito legal essa dica de livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Ahh que livro fofo. Minha sobrinha sempre pede para eu falar dos livros que leio, e quando vejo livros assim compro pra ela, já coloquei na moinha lista e tenho certeza que vamos adorar.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico feliz!
      Espero que aproveitem a leitura!
      Beijos

      Excluir
  15. deve ser uma leitura formidavel... adoraria ler para os meus sobrinhos...
    não conhecia o livro até este momento... sugestão anotada...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  16. Oi Milena.
    Só pela capa, já dá para perceber que é um livro muito fofo.
    lendo sua resenha também percebemos que é um livro que vai tratar sobre democracia e até cidadania, assunto que deves ser ensinado às crianças desde cedo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Primeiro, uma protagonista com meu nome já me conquista HAHAH segundo que trazer um assunto importante em um livro infantil é maravilhoso. Fora a representatividade né?! Um prato cheio, por isso dica anotadíssima para passar as minha sobrinhas. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que maravilhoso!
      Suas sobrinhas vão ficar ainda mais empolgadas com uma protagonista que tem o mesmo nome da tia hehe

      Excluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros infantis, pois tenho uma sobrinha pequena e pego algumas dicas de leitura para ela. Bom, eu ainda não conhecia esse livro e fiquei bem interessada nele, pois é importante ensinarmos sobre democracia para as crianças desde cedo, né? Enfim, gostei bastante da dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Precisamos falar de democracia, esse seria um livro que leria, me remete a algo didático também, para uso escolar, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    É algo bem didático, eu não leria mas com certeza indicaria para amigos que tem filhos, ou para uso em escolas mesmo. Ilustrações fofíssimas!

    ResponderExcluir
  21. Oie tudo bem?
    Nunca tinha visto o livro mas adorei, bem educativo, precisamos ensinar as crianças sobre politica desde pequenas mesmo.
    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! É uma excelente opção de leitura.
      Beijos!

      Excluir