Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19/04/2018

# Dica de Leitura # 145

Título: Maria e eu
Subtítulo: Os gritos do meu silêncio
Autora: Vanda Amorim
Número de páginas: 144
Ano: 2016
Editora: Letramento

* Exemplar cedido em parceria com a editora.


Maria é uma menina de origem simples, moradora de uma comunidade do Rio de Janeiro e que, desde muito cedo, foi exposta à crueldade humana. Rejeitada pela mãe, abusada pelo padrasto e marginalizada pela sociedade, aos 14 anos, grávida de uma criança indesejada, fruto das torturas sexuais, é expulsa de casa e jogada à própria sorte.

"Com uma barriga vazia de comida e cheia de uma criança que eu não queria, perambulei por horas pelas ruas do Rio de Janeiro, sem saber que rumo dar à minha história. Foi triste e humilhante. Passei o meu aniversário na rua, sem roupa, sem comida, sem dinheiro e sem nem um fio de esperança."
"Os dias foram se passando e a amargura e a insegurança me enlouqueciam intensamente. Eu não sabia mais quem eu era, aliás, nem sei se um dia eu soube."

Mesmo desorientada e inexperiente, ela parte em busca da superação e do recomeço. É assim que esta pequena grande personagem mostra ao leitor o quão o ser humano pode ser forte e capaz de enfrentar as piores situações. O tempo e o futuro são duas grandes incógnitas e, enquanto um tem o objetivo de curar, o outro tem de surpreender. O mundo sempre tem lições para ensinar, e foi diante destas adversidades que Maria aprendeu a falar com Deus. Recuperou a sua fé e o ódio deu lugar ao perdão, e por fim, conseguiu driblar sua amargura, apesar de as cicatrizes em sua alma serem eternas.


"Confesso que tento, mas nunca imaginei que perdoar fosse tão penoso."
"Infelizmente, eu sei que não conseguirei escapar desses traumas, desses sentimentos profundos, desses erros quase irreparáveis e tão difíceis de serem apagados. Mas eu não posso e nem vou fugir. Tentarei ser forte para enfrentá-los de uma vez. Não será simples, mas quero acreditar que isso seja possível."

Emocionante, surpreendente e extremamente sensível. A narrativa é alternada entre "antes" e "depois" e a protagonista conversa diretamente com o leitor, como se estivesse lhe escrevendo uma carta. Essa proximidade dá a sensação de que também somos personagens desta história de luta e de sofrimento. Ao abordar um tema tão áspero, baseado em situações reais, a autora consegue tocar os corações mais insensíveis, trazendo à tona essa intrincada realidade tão presente na sociedade. É impossível começar a leitura e não ir até o final, pois Vanda Amorim consegue tocar a alma do leitor.

"Vejo-me mais fortalecida e confiante. Os dias passam e parece que algo diferente vai se instalando dentro de mim."

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


20 comentários :

  1. Oiii MIlena

    Que gostoso sentir essa proximidade com o personagem, como se ele mesmo contasse a história. Não conhecia esse livro, adorei a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Alice!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Olá Milena, tudo bem? Essa capa é muito chamativa, antes de ler a resenha eu já estava disposta a compra-lo, somente pela capa...kk
    Depois que li a sua resenha fiquei com mais vontade ainda de conhecer a história da Maria, gosto de livros com mulheres fortes e independentes, com problemas reais para serem resolvidos, isso me deixa ainda mais feliz quando chego ao final do livro e a personagem tem um final feliz.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Viviane!
      Isso também é o que me encanta em um livro ❤️

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Tenho visto muitos livros assim, que trazem temas fortes e reais, mas com histórias de superação. Por um lado, acho isso muito interessante, por tocar o dedo na ferida e expor os problemas da nossa sociedade. Por outro, acho que deve ser uma leitura muito dolorosa e a vida já é tão difícil que ando evitando livros assim.
    Confesso que ainda não conhecia essa obra, mas dessa vez vou passar a dica. De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Entendo o seu ponto de vista e em certos momentos é melhor optarmos por outro tipo de leitura. Mas eu, particularmente, gosto de sofrer e crescer junto com os personagens hehe

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia, mas pela sua resenha parece ser um livro incrível. Gosto de estorias que cativam e envolvem o leitor. Enredos de superação sempre me atraem. Adorei a dica a anotada!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado! Espero que tenha a oportunidade de ler!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei a dica.
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da capa. A temática dele parece ser muito pesada, e crua. Gosto de livros assim, apesar de triste quero ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tenho certeza que você vai gostar. Depois me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Milena, não conhecia o livro e deu para perceber que é uma leitura forte e que me interessou. Nao será uma leitura fácil, pois sei que ficarei imaginando quantas meninas estariam passando por isso no momento.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Rose!
      Infelizmente, é uma realidade muito presente...
      Mas, sem dúvida, o livro traz muitas reflexões.

      Excluir
  7. Que lindo.
    Eu já tinha lido uma resenha desse livro, mas a pessoa não passou tanto sentimento assim na hora de compartilhar a experiência. Fiquei com vontade de ler ao ver a sua <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clayci! Fico feliz que tenha conseguido passar essa mensagem para você. Espero que faça uma boa leitura.

      Excluir
  8. Parece mais um bom livro da Letramento, já gostei da capa, bastante convidativa, e gosto de alternância de narrativa como você frisou na resenha, além disso, a temática me é envolvente.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas de cara fiquei curiosa com o mesmo, pois parece ser uma história bem emocionante e cheia de boas mensagens. Gostei da premissa e gosto quando os livros intercalam a narração entre o presente e o passado, além disso também gosto quando a protagonista fala diretamente com o leitor, as chances de ser cativado são maiores.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é bem isso que acontece, pelo mesmo motivo me encantei com a obra. Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá não conheço o livro e nem o autor mais fiquei curiosa para ler o livro por ele falar de temas difícil de se superar dica anotada

    ResponderExcluir