Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

06/03/2018

# Dica de Leitura # 135

Título: Vovó Alice, costureira e conselheira
Autora: Rachel Garcia
Número de páginas: 36
Ano: 2017
Editora: Beira-Mar

* Livro cedido em parceria com a editora.

Costureira e conselheira são os melhores adjetivos que definem a vovó Alice e é assim que ela é conhecida pela família inteira. Calma e criativa que só ela, vai ajudar a neta, Lia, que está em apuros.

Os preparativos para a festa de São João se aproximam e com eles a euforia de todas as crianças da escola de Lia. Mas neste ano, a situação financeira da família não estava muito boa e os pais da garotinha não poderiam lhe comprar o tão sonhado e esperado vestido de festa junina. Ela estava tão triste que não conseguia fazer outra coisa além de chorar desesperadamente, já que não participaria da quadrilha que estava ensaiando na escola. Acompanhando toda a história de longe, a avó chama a neta para conversar e lhe propõe confeccionar um vestido a partir dos retalhos que sobraram de suas costuras para os clientes. Será que agora o sonho de Lia está prestes a se realizar?


A sabedoria que os anos trouxeram à vovó mostra ao leitor uma bela lição sobre como lidar com as situações difíceis da vida e que para todo problema existe uma solução, principalmente se costurarmos cada pedacinho de oportunidade que aparecer diante de nós. O mais interessante é que a história aconteceu com a autora que resolveu compartilhar conosco como esse elo entre avós e netos, regado de amor, conhecimento, valores e muitas reflexões, é essencial à formação dos pequenos.

O livro tem uma escrita singela, porém, marcante. As ilustrações são maravilhosas e posso dizer que me encantei com a narrativa e que o livro se tornou um dos meus favoritos. Sinto muito a falta de meus avós e tenho certeza de que minha vida seria muito melhor se tivesse tido a oportunidade de aprender e conviver mais com eles. Meus avós maternos não cheguei a conhecer, e os paternos faleceram quando eu tinha por volta de 7 ou 8 anos. Por isso, você que ainda tem seus avós presentes, ame-os, respeite-os. Eles podem não falar dos mesmos assuntos que você, mas escute-os. Não sabemos por quanto tempo ainda estarão aqui, então aproveite cada minuto ao lado deles intensamente!

   

CLASSIFICAÇÃO:

ÓTIMO!





32 comentários :

  1. Oi Mi!

    Tudo bem? Que enredo fofo desse livro, deu aquela vontade de ler... Gosto de livros infantis, sabe? Em geral os leio quando procuro uma leitura mais doce e vou de verdade anotar a sua dica para ler em um momento em que estiver atrás de algo do tipo (acontece muito!)

    Eu ainda tenho minhas duas avós que amo muito (sim, sou uma sortuda!), mas acredito que isso não desvalorize a mensagem do livro nem nada do tipo, talvez seja muito pelo contrário.

    Enfim, obrigada pela dica.
    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessie! Que bom que você gostou. Espero que tenha a oportunidade de conhecer a obra em breve. Entrou para a minha listinha de favoritos, é uma história muito linda!

      Excluir
  2. Olá!
    Tenho um irmão de dez anos, sempre que posso comprar um livro infantil para ele ler eu compro. Parece que ele não gosta muito, mas sempre o incentivo. Leitura é uma das melhores coisas. Adorei esse livro, passa uma mensagem ótima. Aliás, as avós e avôs são sempre a sabedoria da família. Parabéns pela resenha.
    Abraços.

    Menino Livros, Haulisson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Muito obrigada! Espero que seu irmãozinho goste.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Aaah que livro mais lindinho! Ainda tenho contato [moro] com minha vovó! E sei bem do que esse livro fala. Eu curto muito tudo com minha vó, mesmo as vezes sendo difícil. Ela é especial demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que maravilha! Deve ser o máximo! Aproveite bem ela *-*

      Excluir
  4. Oie, pelas ilustraçoes as personagens parecem ser negras e isso me deixou ainda mais animada, procuro literatura para crianças e com personagens representativos, então sua dica veio em boa hora, sem contar que a história parece tao gostosinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Day!
      Bem observado da sua parte. Fico imensamente feliz que tenha gostado da dica.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Milena tudo bem? Que livro lindo e a história é muito tocante, meus avós não são mais vivos, mas aprendi muito com a sabedoria deles porque vivia diariamente com eles. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris!
      Tive pouco contato com meus avós, mas sinto muito a falta deles...

      Excluir
  6. Oi Milena.

    Tem livros infantis que realmente cativam e encantam até os adultos. Este livros que você está deixando a dica parece ser um deles. Amei as ilustrações. As lições que a vovó deixou na história é valiosas. Parabéns pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kênia!
      Espero que tenha a oportunidade de conhecer essa obra maravilhosa!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu gosto de livros infantis, de vez em quando eu realizo algumas literaturas desse público alvo, são cativantes e normalmente possuem lições importantes! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      A literatura infantil é uma das minhas favoritas! Acho que serei sempre apaixonada por esses livros.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser uma fofura só, fora que ver as ilustrações bate uma saudade das avós né?! Adorei pois não o conhecia <3 Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      As ilustrações estão incríveis e a história é cativante!

      Excluir
  9. Olá! Tudo bom?
    Meus avós tinham as melhores histórias, sempre prestei muita atenção no que eles ensinavam. Achei o livro um mimo só, fiquei com muita vontade de ler.
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Então se você tiver a oportunidade de conhecer o livro, vai amá-lo, com toda a certeza!

      Excluir
  10. Oi Milena não conhecia o livro, mas parece que ele é daqueles que despertam algo bom dentro da gente após serem lidos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Que história fofinha!!! Adorei conhecer o livro aqui no seu blog!
    agora deixa eu falar, essa maquina de costura da foto é apenas linda!!! Estou completamente apaixonada!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe a máquina de costura é da minha mãe, ela que deu a ideia para tirar a foto ❤️

      Excluir
  12. Oi, Mi! Amei a dica... Acho que minhas sobrinhas vão amar a história!!!

    ResponderExcluir
  13. Oiii,

    Adoro estes livros que tem um ensinamento, que tem uma um jeito fácil de mostrar para as crianças que o mundo pode ser um lugar melhor, e gostei de saber que o livro possibilita reflexões e valoriza os mais velhos, vou procurar a obra para ler com a minha sobrinha.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?!? Nossa adorei o livro. Tenhonum carinho todo especial por historias que realmente tocam o coração.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro livros que trazem algum tipo de ensinamento *-*

      Excluir
  15. Boa noite
    nossos avós nos ensinam muita coisa ao longo da vida, são pessoas importantes demais e esse livro só confirma isso!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Milena!
    Sei que não tenho mais idade, mas adoro esse tipo de livro! Os livros infantis tem uma inocência que colore a vida da gente, e esse ainda fala de avós, quer tema mais fofo que esse?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Liga não, livro bom não tem idade! Eu sou apaixonada por literatura infantojuvenil *-*

      Excluir