Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14/02/2018

# Dica de Leitura # 132

Título: Aonde quer que eu vá
Autora: Beatriz Cortes
Número de páginas: 318
Ano: 2016
Editora: Novo Século

* Exemplar cedido em parceria com a LC - Agência de Comunicação.

Ester é uma ginasta de 20 anos que está prestes a realizar seu grande sonho: participar das Olimpíadas de Sydney, na Austrália, em 2000. Os treinos são intensos e sua vida se resume a treinar várias horas por dia e ainda ter de aguentar as exigências e a rigidez de sua treinadora, Alexandra. Apesar disso, ela compreende toda essa pressão, afinal, não está em jogo apenas o seu sonho, mas sim, o sonho de uma nação inteira!
"A ginástica me fazia viver emoções que eu duvidava que viveria de outra forma. Não precisava estar treinando para sentir toda aquela adrenalina percorrer minhas veias. Era um amor que havia nascido comigo. E tinha certeza que só morreria quando chegasse minha hora de ir junto."
"Eu estava prestes a realizar um sonho. Encontrava-me tão perto que tudo parecia surreal. E não era apenas o meu sonho. Era o sonho do Brasil inteiro diluído no meu. Isso era ao mesmo tempo incentivador e completamente assustador." 

Suas duas melhores amigas, Isabela e Gabriela, também fazem parte da equipe, mas um acidente grave no meio do treino tira Gabi da competição e ela é substituída por Ester. Agora, nossa protagonista tem dupla responsabilidade e irá representar o Brasil em duas categorias: a trave e o solo. Sentindo-se mais pressionada, insegura e com medo, recebe a notícia de que sua avó materna adoeceu, o que impede que seus pais a acompanhem na disputa mundial. Ah, como eles farão falta! Mas a companhia de Isabela fará com que ela se sinta menos sozinha...

Logo na primeira noite, hospedadas em um hotel de luxo exclusivo para a equipe da delegação, as duas amigas são convidadas por outras atletas (inclusive o nome de uma delas é Milena, o que me deixou muito feliz, já que é tão difícil ver meu nome em um livro rsrs) a participar de um baile de máscaras, que ocorreria na Vila Olímpica. Mesmo apreensiva com a proibição de Alexandra e nervosa com a aproximação das competições, Ester dá o braço a torcer e é convencida pelas outras meninas a aproveitar a noite. O que jamais passou pela sua cabeça era que conheceria Bruno, uma pessoa que mexeria com seus sentimentos de uma maneira que ela sequer poderia imaginar. 
"Muitas coisas não ditas são eternizadas."

"Eu tinha certeza de que era ele. Tinha certeza de que era com ele que eu deveria estar."
A aproximação do rapaz de olhos verde-água, após uma intensa troca de olhares, fez o coração de Ester bater descompassado. E quando toca a primeira música brasileira da noite, "Aonde quer que eu vá", dos Paralamas do Sucesso, os dois acabam dançando juntos. Os sentimentos e o encantamento que um desperta no outro nas poucas horas que passaram lado a lado é algo que ainda não fora vivenciado com tamanha intensidade por nenhum deles. Mas Bruno precisa voltar para o Brasil, afinal, ele e a irmã, Mia, foram para a Austrália apenas acompanhar Guilherme, seu irmão mais novo e ginasta, e Ester precisa estar focada na competição para garantir uma medalha de ouro.
"Se isso era algo do destino ou não, eu não fazia a menor ideia. A única coisa que tive naquele momento foi a certeza de que ele me fazia bem."
"Havia descoberto algo para amar mais ainda do que a ginástica na minha vida." 
"Quando se acredita firmemente em um sonho, ele pode sim se tornar real. Nada melhor para concretizá-lo do que a persistência."

Os dias passam e iniciam as competições. Ester perde na trave na semifinal, mas é classificada para a final do solo. A pressão e os treinos se intensificam e a protagonista se vê refém diante dos acontecimentos e de seus próprios sentimentos. O pior acontece e ela volta às pressas para o Brasil, dando início a um período conturbado e extremamente difícil, mas também repleto de transformações e realizações provocadas por um reencontro inesperado.
"Eu não sei como, não sei por que e muito menos quando isso aconteceu. Mas a única coisa que sei é que amo você, Ester, desde o primeiro momento em que te vi. E eu não vou te perder novamente."
"Não há nada melhor no mundo do que a sensação de ter por perto quem você ama."

Os primeiros capítulos são narrados apenas sob a ótica de Ester, porém, de certo momento em diante, a narrativa divide-se também, entre as perspectivas de Bruno e de Isabela, enriquecendo a trama com novas informações.

Iniciado em 2000 e com um desfecho incrivelmente maravilhoso no ano de 2016, quando as Olimpíadas aconteceram em terras brasileiras, vamos acompanhando os personagens ao longo destes anos, compartilhando os mesmos sentimentos e nos sentimos com o coração aquecido ao perceber que o amor é o elo que liga tudo.

Os lugares escolhidos para ambientar a história foram muito bem explorados, assim como os personagens. A leitura vai acontecendo de forma que parecia que tudo aquilo era real e eu também fazia parte da história. Outro aspecto positivo é que a autora se preocupou em explicar termos técnicos para os leitores que, assim como eu, não entendem muito do universo da ginástica olímpica.

É possível perceber a sensibilidade a cada página. O livro foi escrito na medida certa e só consegui largá-lo depois de ler a última página e, para enxugar as lágrimas que, foram muitas, só para constar. Tem como tema de fundo o amor, a superação, a persistência, o destino e seus reveses, o recomeço, a esperança e grandes lições. Afinal, "não há tempestade que dure para sempre. Mais cedo ou mais tarde, o sol volta a brilhar."

A escrita da Beatriz é uma mistura de Jojo Moyes, Ka Hancock e Ana Beatriz Brandão. Com esse comentário, acredito que ficou bem evidente que Aonde quer que eu vá se tornou um dos meus livros favoritos e o meu "queridinho do momento". Não tem como não se apaixonar, sério! Fico extremamente agradecida à autora, à editora e à LC - Agência de Comunicação por compartilhar essa história tão maravilhosa! Foi, sem dúvida, o melhor livro de 2018 até o momento. Só vai ser difícil sair dessa ressaca literária... Jamais me esquecerei de Ester e Bruno. Eles estarão para sempre no meu coração. Beatriz Cortes, você já tem uma nova fã!
"Sempre haverá uma nova história onde quer que haja amor."



CLASSIFICAÇÃO: 


ÓTIMO!



48 comentários :

  1. Olá,

    Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa obra, inclusive achei a trama dela muito diferente de qualquer outro livro que conheço. Como eu nunca fiz a leitura de livros com essa temática, eu pretendo adicionar na minha lista de leituras futuras e conhecer um pouco mais sobre a história. E só para esclarecer... A sua resenha está ótima, o fato das perspectivas mudarem após algumas páginas, carregando uma quantidade de boas informações me animou bastante! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro. Espero que tenha a oportunidade de ler em breve e se emocionar tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Não conhecia autora e obra. Adorei sua resenha, deu um bom panorama do enredo. Nunca tinha visto um livro que falasse a respeito de ginastas, já gostei por causa dessa inovação. Dica anotada! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa!
      Sim, possui um tema bem diferente. E é maravilhoso! *-*

      Excluir
  3. Que linda! MUito obrigada pela resenha! Achei lindo! Fico feliz que tenha gostado <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! ♥
      Sou eu que agradeço *-*
      Obrigada por ler a resenha!
      Beijos!

      Excluir
  4. Que livro interessante! O fato de ser escrito por uma mulher e falar de meninas que são ginastas chamou muito minha atenção! Maaaas ai eles sempre tem que ir lá e colocar um boy meio mais ou menos pra ela se apaixonar como se não houvesem outras prioridades na vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha
      Na verdade, esse "boy" vai ajudar, e muito, a Ester. Ele é fundamental para a história. Não posso dar maiores detalhes, senão acaba a graça.
      Mas garanto que os dois têm um linda história de amor repleta de aprendizados e vale muito a pena conhecer a história ;)

      Excluir
  5. Amei a capa do livro, assim como a premissa dele. Estes dias também li um livro com uma personagem com meu nome, claro que adorei rsrs. Gosto da dinâmica narrativa, isso da fluidez a leitura, sem dizer que só pela mistura de influência da autora eu fico curiosa. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai ficar apaixonada, Camila! Leia sim! Quero saber quais são suas impressões.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa parece ser um livro maravilhoso de ler, e é bem o tipo de leitura que me agrada.
    A resenha me deixou mega curiosa e já anotei a dica!
    Já conheço o trabalho da autora, e sei que não irei me arrepender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me deixa muito feliz!
      Que bom que você já conhece o talento da Beatriz. Não tenho dúvidas, você vai se apaixonar por este livro.
      Beijo

      Excluir
  7. Oiii tudo bem?
    Que demais essa resenha Milena, fiquei completamente apaixonada e até mesmo envolvida com o assunto, as dificuldades a força de vontade de viver e enfrentar os obstáculos, não vejo a hora de poder ler e amei a sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Morgana! O livro tem uma história apaixonante e tenho certeza que você vai adorar. Leia sim e quando fizer a resenha, me avise!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Milena, não conhecia o livro e parece uma história ótima! Com certeza estou anotando a dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose! Que bom que você gostou. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo em breve.
      Beijos!

      Excluir
  9. Oiee Milena ^^
    Lembro que tinha muita curiosidade de ler esse livro, mas aí trombei com uma resenha um pouco negativa e perdi a vontade. Lendo a sua resenha fui ficando cada vez mais animada para conhecer a Ester e o Bruno também - fiquei feliz em saber que ele também narra a história - e ver que você comparou o livro com os de Jojo Moyes e Ana Beatriz Brandão me deixou tremendo aqui...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh!
      Tenho certeza que você vai amar, a escrita da autora é incrível!
      Beijos e boa leitura! Depois vou querer saber o que você achou! ;)

      Excluir
  10. Oi, Milena. Eu já conhecia o livro e achei bem interessante poder ler como foi a sua impressão com a leitura e saber que você gostou tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mesmo, Beatriz! Que legal que você já conhecia o livro.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Para ter se tornado um dos seus queridinhos, deve ser muito bom. Confesso que a capa e a premissa não me chamaram muito a atenção, mas sua resenha traz o potencial do livro à tona e parece ser interessante. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta!
      Obrigada, fico feliz que consegui despertar seu interesse em conhecer a obra!
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá
    Que bom que o livro te agradou tanto a ponto de virar um queridinho da vida. Achei muito legal as meninas serem ginastas e o tempo que percorre a trama, isso ajuda bastante no amadurecimento dos personagens. Só não gosto muito desse negócio de romance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniele!
      Mas desse romance eu acho que você vai gostar ;)
      Espero que tenha a oportunidade de ler a obra e que se apaixone tanto quanto eu!

      Excluir
  13. Olá! Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas deu para perceber que você curtiu de montão a leitura dele, eu achei que parece bem interessante.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  14. O livro deve ser legal, mas o que adorei nesse seu post foi a Suzy bailarina. Bateu saudades da minha suzy da infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe eu tenho uma coleção de Susi!
      Achei que ela combinou muito com o livro hehe

      Excluir
  15. Olá!
    Essa história parece ser bem envolvente e cheia de nuances. Quase nào vejo muitos enredos bem elaborados trazendo como personagem principal uma bailarina. Fiquei com vontade de realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Na verdade a personagem principal é uma ginasta e não uma bailarina, rsrs Apesar de que na capa do livro seja parecida com uma bailarina...
      O livro é muito bom e envolvente e os personagens bem construídos.
      Beijos

      Excluir
  16. Olá Milena, que resenha mais linda e apaixonada menina!
    Amei de verdade!
    Esse livro me chamou a atenção na época do seu lançamento, mas uma das meninas do blog escolheu ele para resenhar e acabei perdendo a oportunidade. Sua resenha me chamou a atenção e me aguçou a leitura novamente!

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Poxa, que pena que você não conseguiu ler. Mas se possível, adquira um exemplar, você não irá se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  17. Ola, não lembro de ter visto esse livro fiquei curiosa para ler esse livro parece ser muito interessante. Dica anotada

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?

    Confesso que não conhecia essa obra, mas fiquei curiosa ao ler a sua resenha :)

    Dica anotada :)

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita! Fico feliz em saber que te deixei curiosa.
      Espero que tenha a oportunidade de conhecer a obra em breve.
      Beijos!

      Excluir
  19. Oii! Parece ser um romance muito lindo, e me sensibilizei com a situação da Ester, tão nova e ainda tendo que lidar com muita pressão em relação ao treino e as provas nas Olimpíadas,principalmente sem poder ter a família para apoiá-la. O Bruno deve surgir tanto para despertar nela o amor quanto para ajudá-la nesses momentos difíceis da sua vida. Adorei a sua resenha e estou curiosa para conhecer esse casal. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jennifer!
      Fico feliz que você tenha gostado tanto da minha resenha e dos personagens do livro. Você acertou em relação ao Bruno, ele será muito importante na vida da Ester. A história dos dois é emocionante e apaixonante!

      Excluir
  20. Oi, tudo bem?
    Nunca ouvi a respeito desse livro, e pelo acreditei que fosse parecido com o da Lauren Oliver. Mas me enganei rs.
    Achei interessante o cenário e bem ambientada. Me parece se um romance incrível.
    Gostei da sua opinião e pretendo lê-lo em breve.
    Parabéns para autora que esta ajudando a enriquecer nossa literatura.


    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriela!
      Espero que você goste tanto quanto eu. Depois me conta o que achou, tá?
      Beijos!

      Excluir
  21. Oi, Milena, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, então te agradeço pela dica. Fiquei encantada em saber que uma música do Paralamas deu título ao livro. Faz muito tempo que não leio nada ambientado no Brasil. Além disso, a história de uma ginasta brasileira nas Olimpíadas é algo que eu com certeza leria. Dica anotada. Só mais uma coisa, achei muito criativa sua foto com a boneca. RS. Muito bom. Um beijo e muito sucesso com o blog. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia!
      Obrigada! Fico feliz que você tenha se empolgado tanto com a minha resenha. Espero que em breve leia a obra na íntegra.
      Beijos

      Excluir
  22. Olá Milena,
    Ainda não conhecia essa obra e sua resenha foi meu primeiro contato com ela. Fiquei muito curiosa para conhecer a obra e saber o que acontece, pois simpatizei com a Ester, apenas por sua resenha, Também achei muito legal saber que a ambientação da história te agradou, eu acho que esse livro tem grandes chances de encantar.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Que bom que você simpatizou com a Ester logo de cara. Depois que fizer a leitura me conta o que achou, tá?
      Beijos!

      Excluir
  23. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha a respeito, sua opinião me deixou bem curiosa com essa história,a sensibilidade, a persistência e a dedicação da personagem para conquistar seus objetivos. Sem dúvida parece ser aquela história que te deixa refletindo por dias na ressaca rs' anotei a dica e espero poder conhecer Ester e Bruno.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tahis! Exatamente! Foi uma ressaca gigantesca hahah
      Se você tiver oportunidade de ler, tenho certeza que vai amar!
      Beijos

      Excluir
  24. Oi Mi,
    Não conhecia o livro, mas só de saber que o enredo acontece nos bastidores da Ginástica Olímpica já fiquei mega curiosa, não só por ser esposa de um ex atleta, mas também amo essa área, sou a viciada das olimpíadas. Achei o enredo muito criativo e já vou amar a dica com certeza, o comparativo de autores também me agradou bastante.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly! Que maravilha! Então você vai amar essa narrativa, tenho certeza! Depois me conta o que achou, viu?

      Excluir