Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24/01/2018

# Dica de Leitura # 130

Título: Os bordados da vovó
Autora: Nye Ribeiro
Ilustrações: Ana Sanfelippo
Número de páginas: 32
Ano: 2017
Editora: Editora do Brasil

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Escrito em homenagem à neta da autora, esse livro traz uma bela mensagem sobre a experiência e a sabedoria dos mais velhos.

Manuela, sempre muito curiosa, não desgruda os olhos da vovó Cecília, concentrada em seus bordados. Questionadora que só ela, manifesta interesse em aprender esta arte tão antiga passada de geração em geração.

Enquanto a avó ensina para a neta os primeiros pontos do bordado, vão conversando descontraidamente, mostrando uma bela relação de amor, amizade, afeto e lições de vida. Vovó Cecília inspira a neta a sentir vontade de bordar a vida da melhor forma possível, regada de muito amor, respeito, alegria e esperança.



As ilustrações também estão muito caprichadas, dá a impressão de que se tocarmos nas imagens sentiremos a textura do bordado. Além disso, é possível perceber, em todos os aspectos da narrativa, a sensibilidade com que foi escrita. Ah, nossos avós! Quanto temos a aprender com eles! Seja de maneira direta ou indireta, eles são grandes professores de uma arte que não se ensina nas escolas: a vida. Pena que meus avós maternos e paternos já são falecidos e que tive muito pouco contato com eles. Você, que ainda tem seu avô ou sua avó por perto, ame-os intensamente, respeite-os. Eles podem não falar dos mesmos assuntos que você, mas escute-os. Não sabemos por quanto tempo ainda estarão aqui, então aproveite cada minuto ao lado deles intensamente!




CLASSIFICAÇÃO: 


MUITO BOM!



14 comentários :

  1. Olá Mi!
    Apesar de não ler livro infantis, mas achei esse super fofo. Não tenho convivência com as minhas avós, mas acredito que seja um livro lindo para uma criança.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não tem muito contato com seus avós. Queria tanto que os meus ainda estivessem aqui...
      Em relação ao livro, com certeza é uma excelente opção de leitura para as crianças. Principalmente àquelas apegadas aos avós.

      Excluir
  2. Olá
    Que livro maravilhoso, não tenho nada contra os livros infantis pois os acho importante para a formação da criança e as vezes até do adulto! Beijs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Eles são importantes seja para crianças ou adultos, pois sempre têm algo a nos ensinar *-*

      Excluir
  3. Ola, fiquei com vontade de ler esse livro por mais infantil que ele seja e eu sentir uma saudade imensa dos meus avos maternos pena que eles assim como os paternos já são falecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara!
      Também tenho muita saudade dos meus...
      O livro é um amorzinho, você vai gostar ;)

      Excluir
  4. Oiee Milena ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser muito reflexivo. A gente sempre aprende tanto com os mais velhos, né? Fiquei curiosa para ler (uma das minhas metas é aprender costura ou bordado, então me chamou a atenção...hehe') e ver que você gostou me deixou ainda mais animada.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh! Que interessante!
      Então eu acho que você vai gostar da leitura. Depois me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  5. Gosto de livros infanto juvenil, sempre nos trás boas lições e reflexões. Com toda certeza Vovó Cecília tem algo para nos ensinar nesses bordados, que aproposito, eu amo fazer. Um bom livro, sem dúvida, seria ótimo para ler com meu filho.
    Concordo com você, a ilustração é incrível, realmente parece ter a textura, um ótimo trabalho.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível, né? Estou apaixonada!
      Nada melhor que livros infantis para nos ensinar tantas coisas!

      Excluir
  6. Olá!

    Achei esse livro uma lindeza e bateu uma saudade da minha vó e seus ensinamentos. Eu vou guardar a dica para ler para o meu sobrinho assim que ele começar a assimilar melhor as coisas. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Thayza! Eu que lhe agradeço por compartilhar com o seu sobrinho. Espero que vocês dois gostem, viu?
      Beijos!

      Excluir
  7. Nostalgia gostosa!
    Eu adorei sua postagem e a indicação deu vontade de comprar para ler pro meu sobrinho. Talvez em breve eu faça isso.
    Bjks

    ResponderExcluir