Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

08/12/2017

# Dica de Leitura # 122

Título: Tempo de Esperas
Subtítulo: O itinerário de um florescer humano
Autor: Pe. Fábio de Melo
Número de páginas: 168
Ano: 2011
Editora: Planeta

Alfredo é um jovem acadêmico do curso de Filosofia desacreditado da vida depois de ter sido trocado por um vendedor de flores. Seu coração obcecado por perguntas e respostas não consegue compreender o porquê de sua amada Clara tê-lo deixado.

Atormentado por essa dor que parece não ter fim, ele é orientado por um de seus professores a entrar em contato com o sábio e também filósofo, Abner que, agora aposentado preferiu trocar todo o seu prestígio de professor renomado, por uma vida simples, tranquila e feliz.

"Eu também já perdi muito tempo correndo atrás de perguntas e respostas. Hoje eu espero que elas venham naturalmente. Descobri que a contemplação minimiza as ansiedades que antes me roubavam a alegria".

O livro é narrado através de cartas entre o mestre e o discípulo e é assim que Alfredo passará a enxergar a vida de outro modo. Com ensinamentos leves, porém significativos, o jovem perceberá que a simplicidade que ele tanto condena é o caminho principal para atingir a felicidade e que nada adianta planejar o futuro se não soubermos viver o presente.


Há uma surpresa na última carta, que muda a trama completamente, deixando o leitor ainda mais apaixonado por essa belíssima história. Apesar de ser escrito por um padre,
Tempo de Esperas não prega nenhum tipo de religião específica, mas ressalta a importância da fé e do amor próprio. Senti um bem-estar muito grande quando cheguei ao fim do livro, que já é um dos meus favoritos. Aprendi muito e creio que, a partir de agora, me tornarei uma pessoa melhor e mais feliz. Eu considero essa leitura fundamental, pois através dela, o leitor aprenderá que perder também é um ganho.

"Não saber perder já é uma forma de perder sempre. E perder sempre é um jeito mesquinho de morrer antes do tempo."

 CLASSIFICAÇÃO:  



ÓTIMO!


14 comentários :

  1. Ooi!
    Na consumo ler livros nesse estilo, mas levando em conta o autor, que escreve e diz coisas maravilhosa, acho que eu daria chance ao livro. Ainda mais após ler sua resenha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catrine! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Eu acho que você deveria dar uma oportunidade a essa obra, pois sem dúvida, ela lhe trará muitos ensinamentos. Creio que seja o tipo de leitura indispensável.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Milena.

    Sempre é bom ressaltar a importância da fé e do amor. Mesmo que não seja na época do Natal. Sua dica, foi uma surpresa, eu não conhecia e pela sua resenha é uma história para surpreender. Anotei a dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Kênia. Essa história tem muita coisa para nos agregar como seres humanos. Espero que goste da leitura tanto quanto eu.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi.
    Me considero uma pessoa sem religião apesar de acreditar em Deus, por isso tinha certo preconceito em relação a esse livro. Preconceito mesmo, pois não sabia nada sobre ele até ler sua resenha. Adorei a proposta do livro e acho que é uma leitura que eu gostaria de fazer sim. Fiquei surpresa inclusive.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbara! Seu comentário me deixou muito feliz. Que bom que você mudou o seu pré conceito sobre a obra. Tenho certeza de que vai amar esse livro.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Milena, fiquei bem contente com teu comentário final porque é lindo quando livros conseguem mudar um pouco o nosso modo de ver e viver a vida, sendo nós mesmos. Não sabia que ele escrevia tão bem, preciso ler esses livros mais engrandecedores, esse já entrou na lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Haise!
      Seu comentário me deixa feliz e, mais feliz ainda é saber que você se interessou e pretende ler essa obra. Sem dúvida, é um livro muito enriquecedor, que nos trás excelentes lições!

      Excluir
  5. Oi milena tudo bem? Há alguns anos atras li um livro escrito pelo Padre Marcelo Rossi e apesar de não lembrar muito da estória eu lembro que gostei bastante. Com certeza irei gostar do livro do Padre Fabio de melo também.Adorei o post
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque. Do padre Marcelo Rossi eu não li ainda, então não posso opinar. Mas os do padre Fábio eu considero fundamentais! Tenho certeza que vai adorar.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Já li muito este gênero de livros, onde nos leva a refletir e seguir os caminhos do amor de Deus e fortificar nossa fé. É sempre bom ler para renovarmos os sentimentos bons dentro de nós.

    Ótima dica
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nizete!
      Esses livros nos dão uma sensação de bem-estar, além de nos agregar muitos valores. Eu adoro leituras assim!

      Excluir
  7. Olá tudo bem, gostei bastante da resenha e da premissa, apesar de ser um livro que apresenta uma boa história não é bem o meu gênero de leitura, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tenho certeza de que se você der uma chance à leitura, não irá se arrepender!
      Beijos

      Excluir