Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11/10/2017

# Dica de Leitura # 117

Título: A Casa das Rosas
Autora: Andréa Zamorano
Número de páginas: 176
Ano: 2017
Editora: Tinta Negra

* Livro cedido em parceria com a Oasys Cultural.

A Casa das Rosas tem como plano de fundo o contexto histórico do Regime Militar, época em que o povo brasileiro foi às ruas reivindicando as "Diretas Já". 

Localizado em São Paulo, o cenário que antes pertencia aos herdeiros dos Senhores do Café, hoje corresponde a um espaço dedicado à manifestações culturais. Com 30 cômodos, a mansão leva esse nome por possuir o mais belo jardim de rosas.


A narrativa se constrói sob a perspectiva de Eulália, filha de Virgílio de Sá Vasconcelos, um político influente, descendente dos Barões do Café e proprietário da Casa das Rosas. Ele fora casado com Cândida, uma bela jovem de classe social inferior que a sua e, por quem nutriu um sentimento profundo e doentio. Assim que a moça percebeu indícios de possessão que só pioraram depois que soube que estava grávida de Eulália, Cândida viu seu casamento desandar e decidiu fugir com a filha recém-nascida. Porém, foi impedida pelo marido e obrigada a deixar a pequena Eulália aos cuidados do ex-marido e dos empregados.

Assim, a protagonista cresceu sem conhecer a mãe e com ausência total de liberdade, tendo como única referência de família um pai autoritário. Assim que completou 18 anos, Eulália recebeu como presente um vestido de noiva acompanhado da proposta absurda de casar com o próprio pai e assumir o lugar da mãe, inclusive atendendo pelo nome de Cândida. Enojada, Eulália é encorajada a fugir de casa por um misterioso sagui chamado Koi.


E então, Eulália se torna Ana e Ana se torna Maria e é vivendo pelas ruas e assumindo diferentes personalidades que a protagonista aprende muitas coisas sobre a vida. Quando decide juntar Eulália, Ana e Maria em uma pessoa só, ela volta para a casa do pai, com a intenção de desvendar os mistérios e verdades de seu passado.

Confesso que, em alguns momentos, me senti um pouco perdida dentro da narrativa, tendo a necessidade de reler alguns capítulos, mas isso não impediu que eu apreciasse a qualidade da obra como um todo, pelo contrário. Foi assim que pude perceber que se trata de um romance muito bem construído, pois identificamos a polifonia nas vozes de Cândida e Eulália em primeira pessoa, bem como os capítulos em terceira pessoa que se referem a Virgílio. Além disso, a não-linearidade da trama, permite que ela se pareça com um sonho. Creio que esses fatores a princípio me confundiram um pouco, mas depois consegui entendê-los perfeitamente e dar sequência na leitura, apreciando-a do início ao fim. A mensagem que o livro me passou foi a de um grito pela liberdade, tanto interna (em relação às personagens) quanto externa (em relação à sociedade da época). Indico a leitura a todos que queiram conhecer um estilo de escrita diferente e envolvente.

CLASSIFICAÇÃO:

BOM!

16 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Não conheço essa obra e muito menos o autor dela, mas infelizmente não faz meu estilo literário, mas irei indicar para uma antiga professora de história minha ela com certeza irá gostar da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay!
      Tenho certeza que sim, ainda mais por envolver um assunto que ela gosta.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu não gosto muito de livros com um conteúdo histórico, mas fiquei interessado por esse porque acho o Regime Militar um período bem interessante.
    Espero ler a obra em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho um período interessante, principalmente no que se refere às manifestações de algum tipo de arte.

      Excluir
  4. Oie, tudo bem?! Não conhecia a obra e achei bem interessante a construção da personagem.
    Ja foi para a lista de futuras leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada que se passa no regime militar, mas tenho muito interesse, apesar que parece que a história se concentra mais nos personagens, apesar disso parece ser uma obra bem madura, vou colocar na minha listinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Carol.
      Depois me conta o que achou.
      Beijo

      Excluir
  6. Ola lindona confesso que na parte da resenha onde comenta casar com o pai, reli duas vezes rss. Dessa vez a premissa do livro não me chamou atenção. Quem sabe em outro momento eu leia. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah pois é!
      Eu também tive que reler a obra em alguns momentos rsrs
      Espero que futuramente você considere a possibilidade de leitura.

      Excluir
  7. Oie!!
    Não conhecia esse livro e apesar de a historia parecer ser bem interessante, ela infelizmente não faz muito o meu estilo. :/
    Mas fico feliz que apesar dos momentos de confusão, você tenha gostado da leitura e a aproveitado.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que o livro não faz seu estilo...
      Quem sabe em outro momento, você acabe se interessando...

      Excluir
  8. Oi.

    Que bom que a leitura foi boa para você, mesmo se perdendo em alguns momentos. Ainda não conhecia esta obra, e fiquei na dúvida se leio ou não. Eu gostei do enredo, mas não me senti totalmente atraída assim para ler o livro. Vou pensar mais e decidir depois.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A obra é um pouco confusa, como eu mencionei. Mas acho que só lendo mesmo é que podemos tirar nossas próprias conclusões...

      Excluir