Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23/04/2017

# As mais famosas - e lucrativas - séries de filmes baseadas em livros

Oi, pessoal!

Para celebrar o Dia Mundial do Livro (23/04), o cineasta brasileiro, residente de Los Angeles Daniel Bydlowski selecionou uma lista das franquias cinematográficas mais famosas baseadas em sagas literárias, e que foram sucesso de bilheteria arrastando bilhões de espectadores para as salas de cinema do mundo inteiro. Vamos conferir?

Harry Potter – J.K Rowling


Baseada na série de sete romances da britânica J. K. Rowling, a qual narra as aventuras do bruxinho Harry Potter em Hogwarts.  Além de bater todos os recordes de vendas de livros na época de estreia, os títulos adaptados para as telonas são também a franquia de maior sucesso de bilheterias dos cinemas, lucrando cerca de 8 bilhões de dólares ao longo dos oito filmes produzidos entre 2001 e 2011.


O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien


A trilogia fantástica O Senhor dos Anéis escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien, veio primeiro que outro livro de sucesso do escritor, O Hobbit, e logo se desenvolveu numa história muito maior. Escritos entre 1937 e 1949 e adaptados para o cinema pela primeira vez em 2001, juntas, as sagas O Senhor dos Anéis e o Hobbit contam com seis longas metragens e vários Oscars no currículo. A arrecadação média de bilheteria do sucesso está em torno de 5 bilhões de dólares.

Crepúsculo – Stephenie Meyer


A série de fantasia e romance escrita por Stephenie Meyer, ao longo de 4 livros, narra a história do triângulo amoroso entre Bela, uma jovem humana, Edward, um vampiro e Jacob, um lobisomem. A saga que se transformou em um verdadeiro fenômeno chegou aos cinemas em 2008, alçando Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner ao estrelato. Ao longo de cinco filmes – o último volume da série, Amanhecer, foi dividido em dois longas – rendeu uma bilheteria de cerca de 4 bilhões de dólares. 

As crônicas de Nárnia – C. S. Lewis

Os sete romances de alta fantasia escritos pelo irlandês C.S. Lewis, traduzidos para 41 idiomas diferentes e tendo vendido mais de 120 milhões de cópias, figuram a lista de obras literárias mais bem sucedidas de todos os tempos. Adaptadas diversas vezes para rádios, teatros e televisão, a obra estreou no cinema apenas em 2005. Com apenas três filmes, a saga que foi vista ao cinema pela última vez em 2010, arrecadou mais de 1, 5 bilhões de dólares entre 2005 e 2010. 

50 tons de cinza – E L James


A trilogia que surgiu primeiramente como uma fanfiction da Saga Crepúsculo, a qual a autora E.L.James é muito fã, vendeu mais de quarenta milhões de cópias em 37 países. Com o sucesso estrondoso, não demorou para o soft-porn ganhar espaço nas telonas. O primeiro filme da franquia atingiu a marca de 1,5 bilhões de dólares em bilheterias, já o segundo arrecadou 22 milhões. O próximo filme da saga, Cinquenta tons de liberdade, tem previsão de estreia para fevereiro de 2018. 
Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Os livros de aventura e ação em um futuro distópico lançados pela autora Suzanne Collins em 2008, chegaram ao Brasil apenas em 2009. Traduzido para 26 idiomas diferentes e com os seus direitos vendidos para 38 países, não demorou para a trilogia virar série cinematográfica em 2012. Com quatro filmes, a história da Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) arrecadou mais de 2,2 bilhões de dólares.

Essas informações foram cedidas em parceria com a LC - Agência de Comunicação.

Estamos curiosos para saber qual é a sua favorita, por isso, não deixe de comentar!

Beijos literários!


4 comentários :

  1. amo HP <3 os livros e os filmes sao incriveis
    http://dose-of-poetry.blogspot.com/
    tem sorteio rolando no blog. participa
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/2017/03/sorteio-mes-nacional-2-kits-2-ganhadores.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla.
      Acredita que ainda não li Harry Potter?
      Mas pretendo mudar essa situação nesse ano hehe

      Beijos

      Excluir
  2. Bom, já li e vi todos eles hehe
    Harry Potter sempre vai ser a minha história favorita no mundo, e essa paixão começou graças aos filmes.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!

      Que interessante você ter gostado primeiro dos filmes. Eu acabo criando certa aversão aos filmes se ainda não li o livro... Tenho medo de me decepcionar haha

      Beijos

      Excluir